O ESCRITÓRIO DE PROJETOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL COMO INSTRUMENTO PARA A CAPTAÇÃO E GESTÃO DE RECURSOS

a

gestão pública municipal se apropriou nos últimos anos de práticas modernas de gerenciamento de projetos visando aperfeiçoar todos os serviços prestados aos cidadãos. As boas práticas de gestão de projetos, organizadas e apresentadas no PMBOK – Project Management Body of Knowlegde pelo PMI – Project Management Institute, tem estado cada vez mais presente em diferentes tipos de organizações públicas.

Neste contexto surge a implantação de Escritórios de Projetos (EP) na administração pública municipal. O EP tem a função de garantir incrementos no nível de sucesso dos projetos das organizações. Trata-se de uma estrutura central para conduzir, planejar, organizar, controlar e finalizar as atividades dos projetos, obtendo uma visão global e panorâmica de todo o processo. Muitos são os órgãos públicos que já implantaram o EP e instituíram métodos para o controle e organização dos projetos.

Junto a essa tendência, há a problemática da escassez de recursos públicos municipais para a implantação de projetos. Com isso os gestores passaram a perceber a necessidade de serem capazes de buscar novas fontes de recursos financeiros, sendo levados a repensar seus processos internos de trabalho.

Com isso grande parte dos Escritórios de Projetos implantados nas prefeituras brasileiras são voltados exclusivamente para o gerenciamento de projetos executados com recursos estaduais e federais. Além de administrar, os EPs também são responsáveis por todo o processo de captação e gestão destes recursos. Ou seja, cabe aos Escritórios elaborar os projetos, planejá-los, alinhá-los e executá-los com as diretrizes dos programas divulgados pelas outras esferas de governo.

Eles formam um ambiente de gerenciamento de projetos completo, responsáveis pelas etapas iniciais, desde a concepção do projeto, toda a sua execução e também seu encerramento, com a aprovação da prestação de contas.

Isso culminou em um maior controle dos projetos públicos, trazendo mais transparência nas ações e resultados diretos a população. Com métodos instituídos de gestão de projetos é mais simples coordenar múltiplos projetos, planejando-os com eficiência e executando-os mais próximo ao planejado.

Ao final do processo o principal beneficiado diretamente é o cidadão que irá usufruir do resultado gerado pelo projeto, seja uma nova obra, serviço, bem, ou qualquer outra melhoria, garantindo políticas públicas de qualidade.

5

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>