Capacitação do servidor Público

foto10O Governo Federal cada vez mais tem investido em programas e políticas públicas de fomento aos Estados e Municípios, objetivando sanar gargalos no país. Essa ação faz com que a estrutura do Estado seja dinâmica, a ponto de ser capaz de moldar-se e adaptar-se de acordo com a situação em que o país se encontra, seja ela de cunho econômico, político ou social.

Dependendo da situação, exclui-se ou cria-se uma nova política pública. Essa dinamicidade, característica de nosso governo, resulta também na necessidade constante de atualização de informações. Ora, o sistema funciona de certa forma, outrora, o mesmo foi sujeito a modernização, e possui novos procedimentos a serem aprendidos pelos servidores.

Essa modernização da máquina pública é resultado do princípio da eficiência. Com isso, o governo Federal, à medida que investe mais, também exige mais de seus entes federados.

A exemplo, temos a captação de recursos federais, que gradativamente tem incorporado critérios mais rígidos para efetivamente serem disponibilizados os recursos, exigindo que os servidores sejam cada vez mais qualificados.

A negligência com essa realidade, pode ser historicamente percebida, onde, quando o servidor não possui conhecimento, ou está desatualizado, a consequência é a oferta de um serviço público de má qualidade.

Hoje, é fundamental que a Administração Pública, considerando a importância de seus servidores na entrega de um serviço de qualidade, repense o planejamento interno e incorpore um programa de formação e capacitação de servidores públicos.

Os órgãos públicos federais são pioneiros em nosso país, no que diz respeito a investimento em recursos humanos. Entretanto, é necessário que os gestores municipais tenham ciência da relevância do assunto, e incorporem a Administração municipal.

Um programa de formação e capacitação de servidores públicos municipais pode proporcionar, além de maior conhecimento aos servidores, coesão nas atividades, motivação no ambiente de trabalho, desenvolvimento de pensamento crítica, repensar processos, autodesenvolvimento e o atendimento qualitativo, objetivando a eficiência e efetividade, para o público em geral.

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