Ideb e a Prociência – expectativa pelos resultados de 2013

 

opiniao2Dentro em breve, o INEP deverá divulgar os resultados do IDEB-2013 para os Anos Iniciais e Finais. A divulgação é esperada com certa ansiedade pelas Redes Municipais e Estaduais para vericar o avanço e o desempenho relativo entre escolas, redes e municípios.Nesse sentido, vale ressaltar a necessidade de um aprofundamento em t
orno deste indicador, o qual é composto pela prociência (níveis de aprendizagem) e uxo (índice de aprovação).

tabelaMuito se avançou nos últimos anos no tocante ao uxo, porém o que realmente garante um avanço mais signicativo no IDEB é o caminho de uma maior prociência. Para um maior entendimento, segue abaixo a tabela comparativa do avanço histórico do IDEB nos Anos Iniciais e Finais, e dos seus indicadores, para a Rede Pública (municipal/estadual/federal) de Ensino de Santa Catarina.O que se espera é manter e ampliar ainda mais o avanço histórico no IDEB e diminuir a diferença entre os Anos Iniciais e Finais.Quando adentramos nos níveis de Prociência (diagrama a seguir), constata-se que na Rede Municipal de Ensino de Santa Catarina, apenas metade dos alunos dos Anos Iniciais e menos de 1/3 dos alunos dos Anos Finais são PROFICIENTES, ou seja, apresentam aprendizado esperado e acima da expectativa frente às perspectivas do SAEB. Nos dois níveis de escolaridade a aprendizagem em Matemática é inferior ao da Língua Portuguesa.

A baixa prociência, caracterizada como nível básico e insuciente pelo QEdu, remete-nos a uma necessária reexão da Taxonomia de Bloom, a qual é utilizada em conjunto com a Teoria de Resposta ao Item (TRI) na elaboração das provas externas realizadas pelo MEC/INEP.
A Taxonomia de Bloom busca orientar para uma prática educativa que possibilite um crescer do aluno para níveis mais procientes de aprendizado, que permitam superar as tradicionais estratégias de memorização e compreensão simplista dos conteúdos.

Municípios interessados em avançar nos aspectos da Gestão por
Indicadores na Educação e Avaliação no Caminho da Prociência
poderão contar com a parceria entre Logos Assessoria e Instituto
Acordar (entre em contato).


Rose Maria Makowski é Mestre em Lingüística e professora universitária.
Tem experiência na área de Educação Superior e Educação Básica. É diretora
de ensino do Instituto Acordar.


Amarildo Pedro Biscaro é Especialista em Administração Pública e Gestão
Escolar. Tem experiência como gestor educacional, principalmente na Rede
Municipal de Ensino. É diretor pedagógico e de gestão educacional do
Instituto Acordar.

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